Saiba o que é Growth-Driven Design e como ele vai ajudar em seu novo site - Parte 1

Compartilhe:

23 de março de 2017

Growth-Driven Design

O processo de criação tradicional de um novo site para uma empresa, na maioria das vezes, é extremamente demorado, estressante e com custos substanciais. Os principais motivos são bastante simples. As empresas demoram muito para atualizarem seus sites e trabalham anos com sites defasados, o que torna o processo de criação de um novo site um projeto que parte do zero. Assim, elas evitam e prolongam a decisão para fugir dos gastos e também, por simplesmente não saber o que precisam em um novo site. O projeto de criação por sua vez é mais demorado por não existirem referências e dados relevantes a serem analisados, e é ainda mais prejudicado pela comum indecisão das empresas na aprovação de novos layouts e novo conteúdo ao vislumbrarem o novo e imenso mapa do site.

O Growth-Driven Design (GDD) é uma nova abordagem na construção de sites. Um método mais ágil, com menor custo e baseado em eficiência. Alguns autores definem o que chamam de “Os 3 Pilares do Growth-Driven Design” da seguinte forma:

 

  1. Minimizar os riscos associados ao design tradicional de sites

O método minimizar os riscos do processo tradicional através de uma abordagem sistemática que encurta o tempo de lançamento, concentrando-se no impacto real e no aprendizado e aperfeiçoamento contínuo.

  1. Aprender e aperfeiçoar continuamente

Estamos constantemente pesquisando, testando e aprendendo sobre nossos visitantes para melhorias no site. Através de melhorias contínuas, podemos aumentar desempenho, da geração de leads asem vendas.

  1. Aprender, informar o marketing e vender

O GDD é intimamente integrado ao marketing e às vendas. O que aprendemos sobre os visitantes ajuda a levar informações preciosas e melhorar o marketing e as estratégias de vendas. Assim como, o processo de venda e a análise dos resultados do departamento de marketing deverá guiar os novos ajustes em relação ao design e suas melhorias.

 

Como funciona o processo de Growth-Driven Design?

               
Podemos dividir o processo do GDD em duas fases: a fase de Estratégia, Definição de Metas e Lançamento (duração de um mês) e o Desenvolvimento Iterativo e Melhoria Contínua (que ocorre continuamente nos meses seguintes).

 

Fase 1: Estratégia / Definição de Metas e Wishlist / Lançamento

Elaboração da Estratégia

A primeira etapa é muito semelhante ao desenvolvimento tradicional, e também fundamental ao nosso processo, baseada na definições de metas, personas e análise/auditoria dos números do site/panorama atual.

Metas: Quais são os objetivos do novo site? O que estamos tentando alcançar? Isso já foi realizado anteriormente? Qual será o impacto no marketing da empresa ao alcançarmos nossos objetivos?

Personas: O desenvolvimento das personas é fundamental para guiar o processo. São elas que definirão os pontos críticos de layout e o cenário das atividades futuras.

Análise do site atual: É de suma importância a auditoria do desempenho do site atual e de forma quantitativa identificar os pontos positivos e negativos. Ao fazer isso, identifique onde o site deve melhorar, por onde os usuários estão chegando, como estão interagindo com ele e porque eles estão deixando o site.

Pesquisa sobre usuários: Use os dados do site atual para identificar e entender melhor seus usuários, quem eles são e o que podemos oferecer de melhor. Com isso poderemos confrontar e aperfeiçoar as personas desenvolvidas anteriormente. Por que os usuários vão até seu site? Qual proposta de valor você está oferecendo a eles? Em quais dispositivos eles estão acessando? Eles estão agindo conforme o esperado? Estão clicando no lugar correto?

Estratégias Globais e página-por-página: Aqui utilizamos os passos anteriores para desenvolver uma estratégia global e, mais importante ainda, desenvolver a cada página metas, personas e estratégias próprias buscando torna-las mais eficientes possíveis.

 

Wish List

A ideia aqui é gerar uma lista de tudo que você pensa que pode melhorar ou impactar de forma positiva seu site. Sua lista de desejos determina os itens de ação inicial a serem implementados no novo site e a lista flexível que mudará continuamente.

Essa lista deverá, preferencialmente, se iniciar com uma grande brainstorm da equipe. Sem se preocupar com os quesitos de custo, tempo e desenvolvimento ( eles serão avaliados em um momento oportuno), tente anotar todas as ideias possíveis que são necessárias para atingir as metas levantadas no início do planejamento estratégico.

Algumas ideias para  iniciar a lista é o levantamento das seções e páginas impactantes do website, quais são os ativos, ferramentas e recursos de marketing, quais recursos, módulos e funcionalidades específicas pretendemos implantar, os elementos de design e mudanças na experiência de usuário com base em dispositivos, país, etc.

 

Launchpad - Lançamento

No processo tradicional de web design lançamos o site no termino do processo. Em Growth Driven Design lançamos o quanto antes. Nesta fase, nós construímos e lançamos o que chamamos um "site de Launch Pad".  As atividades de projeto e as melhorias geradas pelo crescimento começam neste site do Launch Pad.

Não podemos ficar presos no perfeccionismo ou em análises extremas. Ninguém lança um site perfeito. No entanto, o seu lançamento rápido de um site básico melhora o seu site atual e dá um ponto de partida para melhorar continuamente.

O tamanho e a complexidade do site do Launch Pad variam dependendo do que você tem na sua Whishlist e que tipo de site estamos desenvolvendo. Encurte sua lista para 20% (análise 80/20) do original. Esse processo de seleção de prioridades da lista de desejos ajuda a iniciar rapidamente para que você possa continuar a aprender sobre seus usuários e melhorar o site.

 

Como executar uma análise 80/20 na sua lista de desejos

Na fase de listagem, compilamos uma longa lista de todos os itens de ação que gostaríamos idealmente de o site. Comece a classificar e priorizar esses itens de listagem para determinar quais itens de ação. A ídeia agora é rever a lista com toda a sua equipe e identificar os 20% de itens que irão produzir 80 por cento do impacto e valor para os usuários do seu site.

Depois de identificar os 20 por cento dos itens mais importantes, separe-os e faça uma nova filtragem:

"Este é o Call-to-action adequado ...?" Ele é “imprescindível" ou é "bom ter"? - Se você responder "é bom ter", então ele vai voltar para o final da fila.

Em seguida, com os itens restantes se questione:

Isso é absolutamente necessário para o site inicial do Launch Pad, ou poderíamos instroduzi-lo no site em dois ou três meses?

Limite seu foco. Os itens de ação “imprescindíveis e obrigatórios” fornecem o maior impacto e limitar a esses itens de ação central vai garantir um lançamento rápido.

 

Fase 2: O Ciclo do GDD – Desenvolvimento Iterativo e Melhoria Contínua

Aqui começa a fase de análise dos resultados, melhorias e novas publicações. Os detalhes para esse processo falaremos na PARTE 2 do nosso artigo. Acompanhe na próxima semana.

Talvez você gostará desses artigos também :)

Compartilhe: