7 dicas para sua empresa extrair o melhor potencial da sua agência

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02 de janeiro de 2017

O bom relacionamento somado a alguns processos simples entre sua empresa e sua agência de marketing podem ajudar a potencializar os resultados de suas campanhas. Confira algumas dicas:

1 - Faça do briefing um momento importante
O briefing é parte fundamental para o processo de criação e desenvolvimento, e se feito de maneira comprometida é um passo fundamental para colher resultados futuros. Seja o briefing inicial de um fee ou de um job avulso, traga as informações necessárias e cubra todos os assuntos. Se sua empresa já está nas mídias sociais, as métricas não públicas também devem fazer parte do briefing, como o engajamento dos usuários, os posts mais populares, as informações demográficas, o tíquete médio e assim por diante. Dessa forma, a agência de marketing pode entender melhor o posicionamento da empresa e definir adequadamente o plano de ação.

2- Seja sincero sobre todas as situações da empresa
É importante que a agência seja informada de todas as situações relevantes da sua empresa. Seja por exemplo algum produto com problemas de produção ou algum relacionamento critico com um cliente, ocultar dificuldades pode comprometer a campanha e, em situações piores, a campanha pode piorar a situação impulsionando problemas ou perdendo um timing precioso.

3- Abra seus números
Um grande erro é ocultar números importantes e preciosos para o trabalho de marketing. Faturamento bruto, margens liquidas, ticket médio são fundamentais para cálculos de retorno de investimento e, principalmente, para orientar compra de mídia e orçamento de campanhas online e off-line. A agência não pode caminhar junto ao departamento comercial/vendas trabalhando às cegas, podendo resultar em campanhas ineficientes e desperdiçar ferramentas importantes, principalmente em campanhas online patrocinadas, onde o custo de aquisição e ROI podem ser usados em parâmetros de configuração.

4- Defina objetivos e metas claras
Qual deve ser o objetivo do plano de marketing? Aumentar as vendas de todos os produtos ou de um produto espefífico? Aumentar o tráfego do site? Trazer mais leads para o site? Chegar a um novo segmento de clientes? Fazer um reposicionamento e rebranding da marca? Sem objetivos não conseguiremos definir regras e metas, dificilmente saberemos onde queremos chegar e mais ainda se estamos colhendo bons resultados.

5- Faça reuniões frequentes
Reuniões frequentes, mesmo que breves, auxiliam substancialmente no acompanhamento da campanha. Validações de curto prazo garantem que layouts e conteúdos sigam o rumo desejado pelo cliente e evitam horas de retrabalho. Aproveite as reuniões para contar sobre o dia-a-dia da sua empresa, sobre possíveis mudanças de rumo, novas expectativas e resultados que as campanhas podem estar trazendo a empresa e que, algumas vezes, não aparecem em relatórios mas fazem parte de uma importante percepção de funcionários e proprietários.

6- Acompanhe os resultados pelo menos semanalmente
Acompanhar os relatórios e métricas semanalmente ou, dependo da dinâmica da campanha, até mesmo diariamente é de extrema importância para os resultados que você procura e para a saúde do relacionamento entre cliente e agência. Campanhas publicitárias, principalmente as digitais, podem muitas vezes ter uma dinâmica muito acelerada e corrigir ou otimizar os elementos garante uma melhor eficiência em custos e um caminho mais rápido em direção as metas.

7 – Informe e comemore juntos resultados alcançados
É importante comunicar e, melhor ainda, comemorar juntos resultados saudáveis para sua empresa. Melhor do que criar e definir metas é alcança-las juntos e comemorar com entusiasmo, isso motiva os colaboradores da agência e deixam todos mais próximos e engajados com a sua empresa, tendo a certeza que estão trabalhando no rumo certo.

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