Diante da crise em que vivemos, há muitas dúvidas que permeiam as mentes de profissionais de todos os ramos. E uma das coisas que podemos nos questionar agora é o que este momento nos ensina sobre a comunicação empresarial e quais mudanças podemos aplicar agora e manter no futuro. Continue a leitura e entenda melhor!

O que a crise do novo coronavírus nos ensina sobre a comunicação empresarial?
Mediante a pandemia da
Covid-19, há muitas dúvidas que permeiam as mentes de profissionais de todos os
ramos. E uma das coisas que podemos nos questionar, pensando nas mudanças
atuais, é o que a crise do novo Coronavírus nos ensina sobre a comunicação
empresarial.
O atual contexto já mostra os
efeitos e as possíveis respostas para essa questão.
É verdade que outras crises já
se abateram sobre a humanidade. Mas hoje, felizmente, contamos com ferramentas
e tecnologias que nos ajudam nesse momento, com a facilidade do acesso à
informação.
Consumidores estão atentos aos
movimentos das marcas, e opinam abertamente sobre sua atuação. Então, vamos ver
alguns pontos importantes que podemos nos atentar para realizar nossos
planejamentos e ações para aplicar agora, e levar adiante.
Informação e ajuda em primeiro
lugar
Uma pesquisa da Kantar
Thermometer com consumidores indicou que a grande maioria acredita que as
empresas possuem papel importante na crise.
Além disso, o consumidor acha
que essa é a hora de deixar um pouco a comunicação de vendas de lado,
para ser útil de alguma forma.
Portanto, empresas que
parecerem oportunistas serão vistas pelos consumidores com uma visão mais negativa,
perdendo a fidelidade deles e tendo as vendas prejudicadas.
Todos acreditam que agora é
hora de informar conteúdo voltado a motivar ou ajudar no enfrentamento
ao Coronavírus.
Na verdade, essa postura não
está longe do que já era previsto desde antes da crise. Já se falava que a
tendência na comunicação empresarial era se tornar mais humanizada, com menos
foco em vendas diretas.
A situação atual apenas
acelerou a necessidade de mudança no teor da comunicação ideal para atrair e
agradar o público.
Comunicação Interna
A Comunicação Interna também
precisa ser estratégica, já que as empresas precisam utilizar todos os recursos
que têm disponíveis para alertar os colaboradores da maneira mais eficiente que
puderem, além de darem continuidade às atividades sem interrupções.
Meios tradicionais como
WhatsApp e Facebook são ferramentas que podem e devem ser bem utilizadas.
Teleconferências, por meio de ferramentas como Google Meets e Zoom, passaram a
ser fundamentais.
Com certeza, o aprendizado que
tivemos agora é a importância da comunicação interna eficiente, além das
vantagens da tecnologia. Sempre utilizamos essas ferramentas, mas nunca com
tanta frequência.
Agora, foi possível entender que elas são mais um facilitador da rotina, ideal para o aumento da produtividade.
Marcas como canais de
comunicação
O Marketing de Conteúdo tem sido
usado há muito tempo, e as empresas possuem canais próprios de informação.
Ou seja, as empresas podem
utilizar seus próprios canais, como redes sociais e blog, para informar seus
clientes. Diferentemente de jornais, que são amplos, as empresas podem passar
informações específicas da sua área, e muitos clientes buscam exatamente por
isso.
Por isso, se sua empresa não
possui um departamento específico para cuidar da sua comunicação, é ideal
buscar uma agência que crie esse tipo de conteúdo para você.
Se antes ainda havia dúvidas
sobre a eficácia do marketing de conteúdo, agora a certeza está aqui. Os seus
clientes serão gratos pela ajuda e, logo, você conquistará confiança,
autoridade e fidelidade, além de melhorar o seu alcance em mecanismos de
buscas.
E isso não está restrito a
este período de crise, mas é uma prática que fará a diferença em sua estratégia
também no futuro.
Transparência na comunicação
A Comunicação Interna, para os
colaboradores, ou Comunicação Externa, para o público-alvo, ajuda a empresa demonstrar
transparência.
Comunicação é um
dos fatores que mais colaboram para fortalecer a imagem da empresa no
mercado. Por isso, a sua utilização correta em momentos de crise como agora
irá refletir positivamente no futuro.
Dessa forma, a lição que fica
é que a comunicação comercial importa, mas, mais importante ainda,
é comunicar de maneira útil. A empresa sempre irá ganhar se trabalhar
a comunicação com responsabilidade e consistência.
Lidando com a imprevisibilidade
Por fim, a maior lição que
teremos após o Coronavírus é a imprevisibilidade. A realidade nos faz
esquecer de que, na verdade, temos controle de poucas coisas.
Mas mudanças acontecem o tempo
todo, e precisamos estar preparados para enfrentar os desafios e,
principalmente, precisamos estar prontos para nos adaptar.
Podemos aceitar essa lição ou
não, mas certamente as empresas que souberem administrar o caos, com
planos de contingência eficientes, e souberem suportar bem as crises, pensando
no público, continuarão operando no futuro de maneira plena.