Que o marketing digital é uma ferramenta indispensável você já sabe. Mas você precisa saber também como analisar as métricas de suas ações para verificar se estão funcionando e dando o retorno que espera. Então, continue a leitura para entender melhor!

KPIs: entenda como medir os seus resultados!
Os Key Process Indicators são
essenciais para empresas que buscam compreender profundamente todos os
processos envolvidos na sua prestação de serviço. Resumidamente, são métricas
essenciais para avaliar a gestão do seu negócio.
Neste artigo, queremos que você entenda como usar KPIs para medir os seus resultados. Confira:
Como definir os seus KPIs
Se você achou que iria ganhar
uma lista de KPIs, pensou errado. Nós até poderíamos fazer isso, mas não seria
de grande ajuda.
Isso porque cada empresa
tem as suas necessidades, e deve conhecer os próprios indicadores. De outra
forma, corre o risco de analisar dados que não são relevantes para o seu
negócio.
A melhor maneira de começar
esse processo é juntando todas as métricas que você já usa e testar no sistema
SMART. Essa sigla é poderosa nesse quesito.
Para cada letra, você dará uma
nota de 0 a 10 e, quanto maior for o somatório, mais relevante é uma métrica
para o seu negócio.
Specific. A
métrica é específica ou ambígua?
Mesurable. Quanto você consegue gerar de dados para suprir essa métrica?
Achievable. O
objetivo pode ser atingido?
Relevant. Essa
métrica entrega alguma informação relevante?
Time based. Ela
está sendo aplicada no tempo certo?
Estabelecer métricas não é
fácil. Você precisa ter um conhecimento profundo do negócio e objetivos
muito bem definidos.
Uma ferramenta para te ajudar
a encontrar as que mais se encaixam à sua realidade é a KPI Library, que conta com uma infinidade de
indicadores para as mais diversas áreas de atuação e setores da sua empresa.
Vale a pena dar uma conferida.
Como analisar corretamente?
Para medir os seus resultados
corretamente, é essencial olhar com atenção o que esses números significam.
Comece compreendendo que um
KPI sozinho não diz muita coisa. É essencial ter uma visão global para
um diagnóstico correto.
Vamos para um exemplo prático:
imagine que o seu custo por clique é de R$ 5. Ponto final, é exatamente isso
que o seu KPI significa. Agora, a sua taxa de conversão é de 50%. Ou seja, a
cada dois leads em potencial, um é convertido em cliente.
Isoladas, elas não dizem muita
coisa, mas juntas, temos um mar de informações. Se o seu custo por clique é R$
5, você converte apenas a metade das pessoas. Isso significa que, na verdade,
cada cliente está custando o dobro disso. R$ 10!
Se você investiga
separadamente, pode ser levado a conclusões erradas. No
nosso caso acima, você estaria perdendo lucro sem se dar conta. Sempre analise
todas as variáveis relevantes.
Algumas sugestões para ações
em redes sociais
Nós vamos dar uma colher de
chá e citar algumas sugestões que podem ser aplicadas a ações em redes sociais.
São elas:
Engajamento
Ao analisarmos o número de
seguidores, cometemos o erro terrível de observar apenas o valor numérico, mas
não o quão engajado é esse público.
Milhões de seguidores não
significa nada se não curtem, comentam ou compartilham os seus conteúdos.
Medir o engajamento é
compreender o quanto as suas estratégias estão realmente causando um impacto na
vida das pessoas.
Taxa de conversão
Quer dizer o quanto os seus
clientes realmente se interessaram pelo seu negócio. Esse KPI é utilizado em
mais de uma plataforma.
No seu site, você irá para a
central do desenvolvedor e buscará a informação de quantas pessoas acessaram
através das redes sociais. Um número alto significa que a sua página é
convincente e instiga o seguidor a dar o próximo passo.
Custo por lead
É essencial quando falamos em anúncios
em redes sociais. Esse KPI serve para medir os seus resultados, pois estamos
falando também de retorno de investimento.
Nesse momento, você irá
compreender se o dinheiro empregado na estratégia está realmente trazendo
resultado, ou se é apenas mais um gasto.
Esses três KPIs são muito
importantes para medir os seus resultados em redes sociais. No entanto, como
dissemos, cada negócio irá definir o que importa para si. Caso contrário,
acabará em meio a uma avalanche de números que não querem dizer nada.
É essencial olhar para cada um
desses valores e associá-lo com a realidade global do seu negócio para garantir
uma análise realista.
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estratégias de marketing digital, fale
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