Como iniciar mudanças em marketing digital em empresas tradicionais

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02 de outubro de 2017

Uma das maiores dificuldades que encontramos no trabalho de promover uma renovação no trabalho de marketing de empresas tradicionais é a grande resistência de seus dirigentes em relação às mudanças, principalmente nas interfiram no modo como tem realizado suas vendas nos últimos anos ou décadas.

 

Essa resistência normalmente vem dos sócios ou de uma diretoria acostumado com uma gestão mais tradicional do departamento de marketing/comercial.

 

Assim, um dos desafios das agências e do departamento de marketing da própria empresa, que normalmente já estão alinhados com as metodologias e tecnologias mais atuais, é convencer e mostrar eficiência.

 

1. Montar um plano detalhado de marketing digital, focando principalmente no objetivo final

A primeira decisão a se tomar é qual é o objetivo final que as estratégias de marketing digital quer alcançar sendo aplicado neste negócio? As respostas que mais recebemos é: aumentar as vendas ou aumentar o reconhecimento da marca no mercado. Por isso, a primeira etapa é definir o que se quer com a estratégia.

 

Depois que temos isso definido, podemos montar um plano detalhado de marketing digital aplicado ao negócio em si, mostrando as estratégias e quais caminhos deve-se seguir para alcançar aquele objetivo.

 

2. Pesquise e apresente o que os concorrentes estão fazendo em marketing digital.

Essa é uma forma bastante eficiente de convencer aos diretores de que o marketing digital é uma boa ideia. Isso se explica pelo fato de que sempre temos duas situações quando analisamos os concorrentes da empresa: ou os concorrentes estão avançados (o que irá criar um senso de urgência no novo trabalho) ou não estão fazendo nada (o que pode criar um senso de sair na frente e ganhar espaço).

Por isso, foque em um estudo dos concorrentes de forma bastante profunda, trazendo comparações reais entre os negócios e mostre que ou já tem empresas bem a frente nas estratégias do marketing digital ou a empresa pode ser uma das pioneiras no ramo a iniciar esse tipo de investimento.

 

3. Elaborar estratégias a curto, médio e longo prazo

Normalmente os diretores que ver tudo dando resultado a curto prazo. Porém nós sabemos que no marketing digital nem tudo funciona a curto prazo.

 

Para curto prazo, você pode apresentar estratégias como o uso de adwords para aumentar o tráfego dentro do site do cliente, porém leads mesmo você terá somente como iniciar a estratégia de marketing de conteúdo. Outra estratégia em curto prazo são os anúncios no Facebook que você pode medir e apresentar resultados rapidamente. Mostre exemplos de relatórios e os resultados que outros clientes seus já alcançaram aplicando estratégias de Facebook Ads.

 

As estratégias a médio e longo prazo devem ser bem detalhadas e apresentadas sem vocabulário específico da área. Explique o que é SEO e o que é marketing de conteúdo. Explique quais as ferramentas que você deve utilizar para colocar em prática uma boa estratégia de SEO e a importância do marketing de conteúdo para a geração de leads qualificados. Explique o que é ROI e que todo investimento pode ser calculado através do quanto deu de retorno naquela estratégia.

 

Mostre tudo o que precisa ser feito, explique como deverá ser feito e todos os prazos para cada ação. Demonstre confiança e tranquilidade na aplicação dessas estratégias.

 

4. Cases de sucesso / cases de clientes. Números falam muito e dão a credibilidade.

O exemplo é sempre a melhor forma de mostrar que você sabe o que está falando e principalmente, você sabe o que está fazendo.

Analise o mercado  e veja quais são os melhores exemplos que você pode dar a ele para convencer que o tradicional precisa de inovação, principalmente com a velocidade que o mundo digital está seguindo em frente.

 

Os exemplos devem ser organizados em tabelas, em gráficos ou em qualquer formato que você possa provar através de números, seja o aumento de vendas, o aumento de leads, etc.

 

5. Deixe claro, que as novas estratégias serão alinhadas as estratégias atuais. Nada do que realmente funciona na empresa será abandonado.

Demonstre empatia e respeite a resistência de uma empresa tradicional investir em marketing digital. Explique que não será uma substituição de estratégias e sim uma estratégia adicional para tudo que já vem sendo feito e traz resultados.

 

6. Comece com ações simples

Utilize de técnicas de Growth Hacking e anúncios de PPC para acelerar o tráfego, utilizando ação mais simples para focar em geração de leads. Mostre como isso ajudará o setor de vendas a ter possíveis clientes mais qualificados, economizando dinheiro e tempo, facilitando uma venda.

 

Mostre que o trabalho “grosso” ficará com o marketing digital e que a equipe de vendas receberá leads mais maduros, encurtando o processo de venda da equipe.

 

Você está tendo dificuldade em convencer a sua diretoria a investir em um planejamento de marketing digital? Nós temos experiência no assunto e podemos ajudar seu departamento de marketing a convencer sua diretoria. Venha fazer um planejamento de marketing digital com nossa equipe.

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