Transparência dos recursos destinados aos Programas de Pós-graduação

Compartilhe:

29 de abril de 2016

A transparência na utilização dos recursos destinados aos Programas de Pós-graduação (PPGs) é um ponto relevante e que contribui positivamente para visibilidade e seriedade da gestão, além da avaliação anual da proposta do seu PPG.

Uma forma simples de deixar transparente a utilização das verbas Proap e Proex é através de infográficos e a inclusão no site do seu PPG. Isso permitirá ao Conselho do PPG incluir o link dos infográficos na Proposta do Programa no Portal Sucupira.

PROAP e PROEX, o maior benefício é ser transparente
Anualmente, os PPGs com notas 3,4 e 5 recebem a verba Proap (Programa de Apoio à Pós-Graduação) e os PPGs com notas 6 e 7 recebem verba Proex (Programa de Excelência Acadêmica da CAPES). Essa verba federal é destinada ao pagamento de várias despesas essenciais para manutenção de um PPG. A divulgação pública destes gastos pelo Conselho do PPG faz parte de um conjunto de boas práticas administrativas e científicas que estabelece transparência nos recursos destinados as investigações, formação de pesquisadores e geração de conhecimento.

Isso conta pontos positivos para seu PPG, então inclua essas informações agora no seu site. Se tem dúvida de como fazer o infográfico ou incluir os dados da melhor maneira no site do seu PPG, solicite a um especialista educacional da Daksa para lhe ajudar.

A sociedade está de olho, fique atento!
A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos. A ação de disponibilização de infográficos pelo seu PPG segue um conjunto de práticas da governança, conceito que cresce e se solidifica mundialmente.

Se o seu PPG não divulga a utilização destes recursos, fique atento!

Porém, se disponibiliza infográficos da utilização dos recursos no site do seu PPG, mas não inclui essas informações na Proposta do Programa preenchida no Portal Sucupira, fique mais atento ainda!

Se quiser saber mais sobre a criação de infográficos atrativos e que contenham as informações certas para deixar seu PPG alinhado com a Lei da Transparência e práticas da Governança ou fazer a inclusão desses números no site do seu PPG mostrando a seriedade do Conselho na gestão, peça um auxílio para a Daksa.

Quer avançar ainda mais? Na próxima semana você saberá como o posicionamento, identidade e visibilidade da marca do seu PPG influencia positivamente na captação de pós-graduandos e, consequentemente, como isso afeta outros indicadores.

Se quiser ter um Diagnóstico Gratuito do site do seu PPG, feito por um Analista de Planejamento Educacional, faça seu pedido aqui.

Talvez você gostará desses artigos também :)

Compartilhe: