Guia Rápido dos 9 itens financiáveis com as verbas Proap e Proex

Marketing Acadêmico

Por: Daniel Massoli em 05/03/2016


Olá, docente ou discente.

Sabemos que o fluxo de informações diárias é muito intenso no ambiente da pós-graduação. Por isso, nosso especialista em planejamento educacional preparou um guia rápido dos itens financiáveis com as verbas Proap (Programa de Apoio à Pós-Graduação) e Proex (Programa de Excelência Acadêmica).

Se você quiser saber mais sobre os objetivos, as condições obrigatórias, como funciona, sistema de acompanhamento de concessão (SAC) e outros dados dos Programas Proap e Proex, acesse a página da Capes nos links abaixo, pois foi de lá que retiramos todas essas informações.

História Proap
História Proex

Itens Financiáveis do Proap e Proex
Rubricas de custeio e capital
1.
 Compra e Manutenção de Equipamentos;
2. Funcionamento de Laboratórios de Ensino e Pesquisa;
3. Produção de Material Didático-Instrucional e Publicação de Artigos Científicos;
4. Realização de Eventos Técnico-Científicos promovidos pelo Programa de Pós-Graduação;
5. Participação de professores convidados em Bancas Examinadoras de dissertações, teses e exames de qualificação;
6. Participação de professores em eventos;
7. Participação de alunos em eventos;
8. Participação de professores visitantes nos Programas;
9. Participação de professores e alunos em trabalhos de campo e coleta de dados no país.

Itens não financiáveis
1.
 Pagamentos de pró-labore;
2. Consultoria;
3. Gratificação;
4. Assistência técnica ou qualquer outro tipo de remuneração, para professores, visitantes ou não, ministrarem cursos, seminários, aulas, apresentarem trabalhos, participarem de bancas examinadoras ou de trabalhos de campo;
5. Pagamentos de serviços de terceiros (pessoa física) para cobrir despesas que caracterizem contratos de longa duração com vínculo empregatício, ou quaisquer contratações incompatíveis com as atividades-fim da pós-graduação, ou contratações em desacordo com a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 9.648/98 e IN/STN001, de 15.01.97.

Este guia não substitui a leitura dos regulamentos na íntegra. É muito importante se informar de todos os detalhes com sua instituição. Isso evita surpresas na hora da prestação de contas do seu Programa de Pós-Graduação.

Regulamento Proap na íntegra (PPGs com conceito 3, 4 e 5)
Regulamento Proex na íntegra (PPGs com conceito 6 e 7)

Espero que este guia rápido e textos complementares lhe ajudem. Agora, se precisar de outras informações sobre tecnologias para o mundo acadêmico e upgrade em ferramentas de gerenciamento do seu Programa de Pós-Graduação, envie sua dúvida para o nosso especialista de planejamento educacional.