Infográfico: 3 formas diferentes para divulgar seu Programa de Pós-graduação

Compartilhe:

15 de dezembro de 2015

Você sabe como utilizar um infográfico para que o seu Programa de Pós-graduação tenha mais visibilidade na internet?

Se a resposta é não, acompanhe neste texto o que poderá fazer a partir de hoje, para utilizar este recurso como mais um aliado na divulgação do seu PPG.

Você sabe qual a relação entre infográfico, visibilidade e transparência na utilização das verbas PROAP e PROEX, por exemplo? Antes de esclarecer essa relação e mostrar exemplos de infográficos para seu PPG, vamos saber um pouco mais sobre o que é um infográfico.

Afinal, o que é Infográfico e qual seu objetivo?
Um infográfico contém ilustrações explicativas sobre um tema ou assunto. Infográfico = info (informação) + gráfico (desenho, imagem, representação visual). É um desenho ou imagem que utiliza o auxílio de um texto para explicar ou informar sobre um assunto que não seria muito bem compreendido somente com um texto ou com uma imagem.

A finalidade do infográfico é mostrar de forma fácil e clara uma informação. Para criar versões interativas, o áudio e o vídeo foram adicionados a arte de infografia. Ele é um recurso muito utilizado em jornais, mapas, manuais técnicos, educativos e científicos, e também em sites. Presente nos principais periódicos do mundo como “The New York Times”, “The Times”, “El País”, “Clarín”, “Folha de S.Paulo”, “O Globo”, “Valor”, “Estadão”, entre outros, o infográfico mostra a notícia com detalhes mais relevantes, facilitando a compreensão e interpretação da informação.

Alguns exemplos de infográficos na área educacional
Infográfico da Biblioteca Virtual da FAPESP – Veja o mapa de investimentos da FAPESP em aquecimento global. Fica mais fácil a compreensão do texto, concorda?

Infográfico do Banco de Dados Abertos do CNPq – Entenda melhor o mapa de investimentos do CNPq. Assim fica moleza encontrar os dados que busca?

Infográfico da GeoCAPES – Olhe a distribuição de bolsas por área ou nível (mestrado, doutorado, pós-doc) de forma intuitiva e simples de compreender. Simples né?

Quer saber sobre as mudanças e as oportunidades relacionadas com a divulgação de infográficos? Veja o texto da FAPESP que separamos para você: mudanças e oportunidades no jornalismo científico.

Por que utilizar infográfico no seu Programa de Pós-graduação?
Apesar de existirem mais de 3.700 Programas de Pós-graduação (PPG) no Brasil, são poucos os que utilizam infográficos em seus sites. Esta é uma maneira rápida e fácil para fixar uma mensagem. O infográfico é autoexplicativo e permite a construção de uma sequência lógica para os acontecimentos ou representação de dados complexos, como por exemplo:

– A utilização dos recursos do seu PPG durante o ano ou quadriênio;
– A representação da distribuição dos egressos;
– As visitas no site do seu PPG por região ou estado;
– A quantidade de artigos publicados nos diferentes estratos do Qualis CAPES.

Porém, a produção de infográficos pode ser uma tarefa que consumirá tempo da equipe do seu PPG, a não ser que você tenha um design e um jornalista científico disponíveis para criar ou definir qual o melhor modelo de infográfico para seu PPG.

Conheça 3 formas para divulgar seu PGG através de infográficos
#01 Modelo Interativo – Produção de artigos por docente ou discente

#02 Modelo Estático – Egressos do seu PPG

#03 Texto com Imagens – Utilização de recursos PROAP, PROEX e outros

Se você tem interesse em apresentar as informações do seu PPG de modo que facilite a compreensão do seu público, solicite uma orientação de um especialista da Daksa para a criação de um infográfico.

Talvez você gostará desses artigos também :)

Compartilhe: