Inbound Marketing, uma nova metodologia para gerar mais leads e vendas

Inbound Marketing

Por: Daniel Massoli em 15/09/2016


Inbound Marketing, uma técnica para gerar mais leads e vendas

O que não é Inbound
Para falar sobre isso, primeiramente, gostaria de falar o que não é Inbound Marketing. O marketing tradicional, chamado de Outbound, é baseado em interrupções, como por exemplo os anúncios em revistas, comerciais de TV, anúncios no meio do conteúdo do seu site favorito. O grande problema é que o consumidor moderno cansou de ser interrompido e, por isso, filmes e séries em streaming, rádio online, revistas digitais estão praticamente livres da publicidade tradicional, quase em sua totalidade, ou estão a caminho disso.

 

O diferencial do Inbound
E qual é o diferencial do Inbound Marketing? O conceito de Inbound é justamente não ser invasivo, atraindo as pessoas que realmente se interessam pelo seu conteúdo, que mostra seu produto ou serviço de forma diferenciada. Esta técnica aproxima as pessoas que estão interessadas na sua mensagem, útil e atraente. A consequência disso é a geração de altas taxas de conversão. É você entregando o conteúdo certo, na hora certa e para o cliente certo!

 

A metodologia do Inbound
A metodologia do Inbound Marketing é estruturada no desenvolvimento de técnicas de SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais, blogs, bem como a mensuração e tratamento dos dados gerados pelo processo. Assim, o custo de aquisição do cliente torna-se significativamente menor do que no marketing tradicional, já que cada centavo será investido no público correto. Ao publicar conteúdo relevante, a empresa gera tráfego qualificado e engajamento.

Segundo a Resultados Digitais, empresa pioneira no Inbound Marketing no Brasil e parceira da agência Daksa, Inbound Marketing “é a capacidade que uma empresa pode adquirir de trazer potenciais clientes para o seu site através do Google, blogs, mídias sociais, etc. Quando feito da forma correta, transforma o site da empresa em uma máquina repetível e escalável de atração de Visitantes e conversão em Leads. ” Esta técnica aproxima as pessoas que estão interessadas na sua mensagem, útil e atraente. A consequência disso é a geração de altas taxas de conversão.

 

Princípios Básicos do Inbound
Para criar o interesse, gerar engajamento e atrair seu público é necessário entender alguns princípios básicos:

• Marketing de Conteúdo: após a definição da buyer persona, que é o retrato do cliente, cria-se o editorial de conteúdo de qualidade e relevante para despertar o interesse do seu público. Basicamente, o conteúdo certo para as pessoas certas.

• Jornada de compra: definir o processo percorrido pelo cliente até a compra do produto é necessário para entender cada fase do ciclo de compra, para incluir aqui seu funil de vendas, levando o lead ou prospect à conversão.

• Personalização: seus leads devem ser tratados de maneira individual, conhecendo profundamente seus desejos e anseios em relação ao produto ou serviço. Saber o que seus leads procuram ou buscam na internet otimiza sua proposta de oferta, distribuindo o conteúdo certo e no momento correto.

• Multicanais: Google, Facebook, Blogs, Instagram, Site, Periscope, seja qual for o canal, é preciso entender a importância de cada um para seu cliente, a fim de propagar a mensagem no canal que gere mais interação e engajamento com o seu conteúdo.

• Integração: Todo conteúdo divulgado precisa ser mensurado e analisado com precisão, para que a personalização seja mais eficiente.

Quer saber mais sobre esta técnica, que fará seu time de marketing e vendas aumentar os resultados da sua empresa? Solicite uma conversa com um consultor da Daksa.